INAUGURAÇAO DO CEJUSC NA COMARCA DE PERDIZES-MG

Publicado pela assessoria de comunicação em 22/02/2022

O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Newton Teixeira Carvalho, inaugurou nesta terça-feira (22/02/2022), o CEJUSC – Centro  Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Perdizes-MG, tendo contado a cerimônia virtual com a presença, além no nobre desembargador, com a presença do juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, José Ricardo Veras; do Juiz de Direito da Comarca de Perdizes e Coordenador do Centro, Dr. Cláudio Henrique Cardoso Brasileiro; da Representante do Ministério Público de Perdizes, Dra. Bárbara Francine Prette Nunes; da Representante da OAB, Dra. Jânia Maria da Silva; do Prefeito Municipal Roberto Bergamasco; do Presidente da Câmara Municipal, Luiz Fábio Vieira, e do Procurador do Município, Dr. Flamarion Alves Carvalho.

O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho, destacou o importante papel que os Cejuscs desempenham principalmente nas comarcas do interior, onde milhares de pessoas têm muito menos acesso à Justiça. Segundo o magistrado, o Cejusc tem a missão de evitar que novos processos sejam abertos, desafogando as comarcas, ao promover a cultura da conciliação e mediação em detrimento da cultura de demandas judiciais, que ainda é excessiva no País.  O juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, José Ricardo Véras, falou sobre a necessidade de os juízes das comarcas buscarem parcerias com outras entidades, como a Ordem dos Advogados, o Ministério Público, a Defensoria Pública e os Poderes Executivo e Legislativo das cidades, para que os Cejuscs possam funcionar de forma ainda mais efetiva. O Juiz da Comarca de Perdizes, Dr. Cláudio Brasileiro, ressaltou o entusiasmo pela nova ferramenta de pacificação social no sentido mais amplo, e importância desse novo instrumento de enfrentamento da judicialização massiva que tem sido enfrentada nos últimos tempos pelo Judiciário. As demais autoridades fizeram uso da palavra e ressaltaram que a implantação do Cejusc configura uma importante conquista no caminho da democracia no judiciário, e a possibilidade de uma justiça igualitária, célere e prática, diante dos inúmeros processos que tramitam pelas Comarcas do país.

Por fim, o Desembargador Dr. Newton Teixeira Carvalho falou sobre a necessidade de os juízes das comarcas buscarem parcerias com outras entidades, como a Ordem dos Advogados, o Ministério Público, a Defensoria Pública e os Poderes Executivo e Legislativo das cidades, para que os Cejuscs possam funcionar de forma ainda mais efetiva, e encerrou a sessão, agradecendo a manifestação positiva das autoridades, bem como suas presenças na cerimônia.